Autor-roteirista, cadastre-se na Gedar

Home » Notícias » Autor-roteirista, cadastre-se na Gedar

Autor-roteirista, cadastre-se na Gedar

Posted on

Se você trabalha como roteirista no mercado audiovisual brasileiro, é muito importante ler com atenção esta nota. A GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas é uma entidade arrecadadora dedicada aos autores-roteiristas. Ela é responsável por realizar a arrecadação e distribuição dos valores devidos aos autores roteiristas pela exibição pública de suas obras.

Sobre a GEDAR

A GEDAR nasceu em 2016 para atender a demanda de uma arrecadadora de direitos para os roteiristas brasileiros. Porém, alguns obstáculos legais e administrativos precisam ser vencidos para que seja possível arrecadar e distribuir os valores que são devidos aos roteiristas.

No final de 2016, a GEDAR protocolou sua inscrição na CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores), que é a entidade que organiza e legitima as arrecadadoras de direitos autorais ao redor do mundo.

A CISAC apoia a atualização da legislação relacionada aos direitos autorais em diversos países do mundo. Recentemente, com o apoio da CISAC e da DASC, a Colômbia aprovou a Lei Pepe Sanchez, que reconhece o direito à remuneração aos diretores e roteiristas daquele país. Ou seja, a partir de agora os autores colombianos serão remunerados cada vez que suas obras passarem na TV, no Cinema, ou em outro meio de exibição pública.

Direito Autoral do autor-roteirista

A arrecadação e distribuição de valores aos autores das obras é algo comum na Europa. Contudo, o Brasil ainda carece de legislação que reconheça esse direito efetivamente. Trabalhar em prol da atualização dessa legislação é um dos objetivos da GEDAR, ao lado também da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual, entidade que arrecada e distribui os direitos autorais dos diretores brasileiros.

Para que isso seja possível, é muito importante que a candidatura da GEDAR seja aceita na CISAC. Um dos requisitos que serão avaliados pela CISAC é se a GEDAR tem representatividade entre os autores-roteiristas brasileiros. E é por isso que fazemos essa chamada.

Cadastre-se no sistema da GEDAR, onde é possível declarar cada uma das obras que você escreveu. O Sistema de Declaração de Obras está disponível neste link, que também aparece no topo de todas as páginas do site. Para auxiliar no cadastro, nós publicamos um tutorial sobre como se cadastrar no sistema.

Faça o seu cadastro. Cadastre suas obras. Compartilhe este artigo com seus amigos roteiristas!