Comissão de Cultura do Parlamento Europeu favorável à remuneração dos autores audiovisuais

Home » Notícias » Comissão de Cultura do Parlamento Europeu favorável à remuneração dos autores audiovisuais

Comissão de Cultura do Parlamento Europeu favorável à remuneração dos autores audiovisuais

Posted on

Os deputados do parlamento Europeu que integram a Comissão de Cultura e Educação, deram parecer favorável à remuneração de autores e diretores na União Européia, quatro meses após a entidade publicar uma nova resolução sobre as políticas adotadas para a indústria criativa no bloco europeu.

A resolução divulgada em 13 de Dezembro de 2016, traz uma política para a indústria criativa e cultural que “estabelece o direito de remuneração justa e proteção legal para os autores”. O texto foi submetido à Comissão de Cultura e Educação, que fez alterações no sentido de propor um direito irrenunciável sobre a exploração das obras dos autores na internet.

O texto ainda vai ser objeto de análise das comissões IMCO (Internal Market and Consumer Protection), ITRE (Induntry, Research and Energy) e JURI (Legal  Affairs), que deverá apresentar suas sugestões ao texto no próximo dia 12 de Abril. A expectativa é a de que as comissões prossigam com a proteção sugerida na resolução inicial.

Autores Audiovisuais fora de conexão

Assim como acontece atualmente no Brasil, os roteiristas e diretores europeus estão desconectados do sucesso das suas obras. A remuneração desses criativos não está atrelada ao desempenho financeiro dos projetos que criam e, portanto, acabam não sendo remunerados por isso. No vídeo abaixo produzido pela SAA (Society os Audiovisual Authors) é possível entender melhor o problema.