GEDAR em ação no 50º Festival de Brasília

Posted on

Em 2017, o Festival de Brasília completa 50 edições estabelecendo-se como o mais tradicional festival de cinema brasileiro. O evento que ocorre entre os dias 15 a 24 de Setembro tem em sua programação oficial as mostras competitivas, sessões paralelas, debates, retrospectivas, oficinas, rodadas de negócios e muito mais.

Jornada Internacional de Direitos Autorais do Criador Audiovisual

Debate sobre Direito Autoral no Festival de Brasília – Crédito foto Junior Aragão

A DBCA, entidade que faz a gestão de direitos autorais de diretores cinematográficos no Brasil, em parceria com o Festival de Brasília, organizou uma mesa de debates sobre a questão do direito autoral dos criadores que atuam com conteúdo audiovisual.

Estiveram presentes no debate o Diretor de Cinema e TV, Mário Mitrotti, presidente da DASC – Directores Audiovisuales de Colômbia, Luis Mangiavillano, Diretor Executivo da DAC – Diretores Argentinos Cinematográficos, Carlos Bahamóndez, do Chile, Gerente da CISAC para América Central e Caribe, Sylvio Back, Presidente da DBCA, Ricardo Pinto e Silva, Secretário Geral da DBCA, Marcílio Moraes, presidente da GEDAR; Sylvia Palma, Secretária Geral da GEDAR e Daniel Pitanga, advogado da DBCA e da GEDAR.

Pedido de Habilitação da GEDAR junto ao MinC

Aproveitando a ocasião do festival de Brasília, a GEDAR protocolou junto ao Ministério da Cultura o seu pedido de habilitação para atuar como gestora de direitos autorais no Brasil. O pedido seguirá para análise do MinC, se juntando ao pedido da DBCA que também aguarda análise.

Em artigo reproduzido aqui no site, o diretor e presidente da DBCA Sylvio Back fala sobre a importância da arrecadação e distribuição de direitos autorais para diretores e roteiristas.