GEDAR no Comitê Técnico da FESAAL em Buenos Aires

Home » Notícias » GEDAR no Comitê Técnico da FESAAL em Buenos Aires

GEDAR no Comitê Técnico da FESAAL em Buenos Aires

Posted on

Criada em Dezembro de 2018 durante a 40º aniversário do Festival Internacional de Novo Cinema de Havana, a FESAAL, federação que reúne as principais entidades de gestão coletiva do audiovisual na América Latina, começa a realizar seus primeiros avanços.

Comitê Técnico da FESAAL em Buenos Aires

Durante os dias 8 e 9 de Maio, a GEDAR esteve presente no Comitê Técnico da FESAAL em Buenos Aires. O evento foi organizado com o intuito de aprofundar a troca de informações entre as entidades de gestão coletiva da América Latina, com foco em assuntos de natureza técnica e jurídica.

Esse intercâmbio de informações é de fundamental importância, especialmente para entidades no estágio inicial de desenvolvimento como é o caso da GEDAR. Entidades de países onde o direito autoral fruto da execução pública das obras já é devidamente recolhido e distribuído, apresentaram sua organização interna e seus sistemas de cadastro de obras e autores.

O destaque fica para as entidades argentinas DAC e ARGENTORES, anfitriãs do evento, que já trabalham a gestão coletiva de direitos autorais em território argentino. Para nós da GEDAR, o evento foi ainda uma oportunidade de se estreitar o relacionamento com as chamadas entidades irmãs, que representam os autores roteiristas em outros países da América Latina.

Abaixo o vídeo do evento.

Sobre a FESAAL

Fundação da FESAAL em Cuba
Fundação da FESAAL em Cuba, Dezembro de 2018

A FESAAL, Federação de Sociedades de Autores Audiovisuais Latino Americanos, reúne as principais entidades de gestão coletiva de direitos de autores roteiristas e diretores na América Latina. São membros fundadores da FESAAL, AGADU (Uruguai), ARGENTORES (Argentina), ATN (Chile), DAC (Argentina), DASC (Colômbia), DBCA (Brasil), DIRECTORES (México), GEDAR (Brasil), REDES (Colômbia) e SOGEM (México).

A federação tem como objetivo principal defender os direitos autorais dos diretores e roteiristas em toda a América Latina. Para isso, a entidade desenvolve um trabalho de apoio às sociedades de gestão coletiva emergentes, para que elas consigam se organizar para operar a cobrança, recolhimento e distribuição de direitos autorais em seus territórios.

É um avanço que deve ser celebrado por todos os criadores de audiovisual da América Latina.