Marcilio Moraes, presidente da GEDAR, a caminho do Congresso Anual da W&DW, em Veneza.

Posted on

Ocorrerá nos dias 15 e 16 de Novembro de 2017, na cidade de Veneza na Itália, o Congresso Anual da Writers & Directors Worldwide. A entidade, que não possui fins lucrativos, congrega dezenas de outras entidades de autores de todo o mundo. Seu principal objetivo é facilitar a troca de informações entre seus integrantes, colaborando para a defesa do direito de autor de modo global.

A GEDAR marcará presença no evento por meio de seu presidente, o autor-roteirista Marcílio Moraes. A entidade dos diretores audiovisuais, DBCA, será representada também por seu presidente, o cineasta Sylvio Back.

O Congresso da W&DW é um ambiente de debates e de boas notícias. A edição de 2016 aconteceu no Rio de Janeiro e foi o primeiro evento onde a GEDAR marcou presença, divulgando sua recente fundação. No mesmo ano, a DBCA divulgou a primeira distribuição de direitos autorais aos seus diretores associados.

Segundo nota do portal Tela Viva, a edição de 2017 do congresso possui dois objetivos principais: como a falta de coerência internacional sobre a equitativa remuneração do direito autoral está inibindo o crescimento da indústria audiovisual em cada país e como a permeabilidade das fronteiras nacionais dos distribuidores do digital está afetando a produção audiovisual local.

Confira o resumo da edição de 2016 do Congresso da W&DW.