Sobre a GEDAR

A GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas é uma entidade autônoma responsável pela arrecadação e gestão dos direitos autorais de autores roteiristas brasileiros.

Criada em 27 de Setembro de 2016, a GEDAR tem por objetivo realizar a arrecadação e distribuição dos valores devidos aos autores roteiristas pela exibição pública de suas obras. Atualmente, esse recolhimento já ocorre em países estrangeiros. A arrecadação no Brasil ainda não está regulamentada e a GEDAR participa ativamente do reconhecimento deste direito. A exemplo do que ocorreu em outros países da América Latina, como Chile e Colômbia, esse reconhecimento não deve demorar a ocorrer.

Após um extenso trabalho realizado junto ao extinto Ministério da Cultura, a GEDAR foi uma das três entidades habilitadas para realizar a cobrança e distribuição dos valores devidos aos criadores das obras, fruto de sua exibição comercial. As outras entidades são a DBCA (Diretores) e InterArtis (Intérpretes).

Em 23 de Setembro de 2019, a GEDAR realizou a eleição do Conselho Diretivo e do Conselho Fiscal para o próximo período de três anos.

O Conselho Diretivo e o Conselho Fiscal da GEDAR possuem a seguinte formação:

 

PRESIDENTE: Marcilio Moraes

VICE-PRESIDENTE: Thiago Dottori

DIRETOR FINANCEIRO: Matheus Colen

DIRETORA DE AÇÃO SOCIAL: Roberta Miller

SECRETÁRIA GERAL: Sylvia Palma

 

CONSELHO FISCAL: 

Marton Olympio, Fernando Rebello, Paula de Carvalho Richard e Rene Belmonte.

Autores Roteiristas presentes na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da GEDAR em Setembro de 2019.