Vitória das sociedades de gestão coletiva do Chile

Home » Notícias » Vitória das sociedades de gestão coletiva do Chile

Vitória das sociedades de gestão coletiva do Chile

Posted on

Grande vitória das sociedades de gestão no Tribunal de Defesa da Livre Concorrência no Chile

O Tribunal de Defesa da Livre Concorrência – DTLC – acaba de rejeitar a solicitação feita pela ANATEL, associação comercial que reúne todos os canais de televisão aberta, contra as sociedades de autores e intérpretes que coletam direitos autorais no Chile, acusando-os de exercer o poder de monopólio e cobrar taxas abusivas, o que seria prejudicial para o setor de televisão.

Diretores e roteiristas da ATN, juntamente com músicos da SCD e intérpretes da Chileactores, entre outros, forneceram informações que permitiram ao Gabinete do Promotor Econômico determinar sua decisão. O Tribunal estabeleceu que o pedido dos canais de televisão não tinha apoio e nem antecedentes suficientes para a sua posição no quadro da livre concorrência.

Essa excelente notícia significa uma grande vitória para as empresas de gestão de direitos autorais no Chile, especialmente para a ATN, nossa parceira, que atualmente está em plena fase de cobrança na televisão aberta e negociando tarifas com televisão a cabo e streaming, entre outros usuários. A decisão está, inclusive, apoiada na aplicação da Lei de Larraín, que garante o direito autoral aos criadores chilenos.