Vitória do audiovisual brasileiro

Home » Notícias » Vitória do audiovisual brasileiro

Vitória do audiovisual brasileiro

Posted on

Coroando uma luta de muitos anos que congrega milhares de criadores de todo audiovisual, entre os quais diretores, autores, roteiristas e intérpretes de cinema, televisão e animação, as associações de gestão coletiva do setor, a exemplo dos músicos, alcançaram um feito histórico.

Acaba de ser publicada no Diário Oficial da União a habilitação para o exercício dos direitos dos criadores pelas entidades que os representam, a DBCA (Diretores de Cinema e do Audiovisual), a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas) e a INTER ARTIS BRASIL (Associação de Gestão Coletiva de Artistas e Intérpretes do Audiovisual do Brasil).

Marco Histórico

Trata-se de um marco histórico para o audiovisual brasileiro que, pela primeira vez pode ver direitos arrecadados e distribuídos de forma coletiva como vem ocorrendo em dezenas de outros países pelo mundo. Este fato contribui para a economia do audiovisual brasileiro e, como consequência, robustece a agenda econômica da cadeia produtiva da cultura e do entretenimento no país.

A habilitação de cada uma das associações de criadores, DBCA, GEDAR e INTER ARTIS BRASIL, além de simbolizar a união entre seus associados, é, acima de tudo, uma valorização do criador e o reconhecimento de valores
justos e equilibrados com a economia.

É também importante ressaltar que as associações agradecem aos seus associados, aos criadores, aos profissionais que, de várias formas, contribuíram para esta tão significativa e importante vitória.